COBERTURAS COM GRAMADOS

Como Cultivar um Gramado em uma Cobertura

De um modo geral, os gramados podem ser cultivados em coberturas usando sementes ou leivas, da mesma forma que podem no chão. Ao utilizar relva, uma qualidade adequada para solo arenoso deve ser escolhida. A escolha do tipo de sistema e gramado adequados é de vital importância. A finalidade de uso para o gramado também deve ser decidida desde a fase inicial.

Uma vez decidido, o correto sistema de cobertura ecológica e tipo de gramado podem ser determinados, juntamente com os sistemas de irrigação e fertilizantes.

Em comparação ao solo natural, deve-se dar atenção especial à irrigação e ao suprimento de nutrientes, para um gramado saudável e eficiente na cobertura. Um suprimento ininterrupto desde o início é importante.

Um jardim comum libera nutrientes e também recebe um suprimento subsequente de umidade por baixo, o que não é o caso dos substratos nas coberturas. Por razões ambientais, não são adicionados fertilizantes aos substratos. Portanto, é necessário aumentar a fertilização e também uma irrigação mais frequente.

Guia de Planejamento

Soluções de sistema para telhados verdes intensivos

Visão geral dos diversos sistemas intensivos abrangentes de cobertura verde e a tecnologia envolvida.

ZinCo_Intensive_Green_Roofs .pdf

Irrigação

Para garantir um gramado verde, mesmo em períodos de seca, um sistema eficiente de irrigação deve ser integrado ao telhado verde. Este objetivo pode ser alcançado utilizando sprinklers pop up ou um sistema de irrigação por gotejamento.

Fertilização

Os leveis de fertilização que são recomendados pelos fabricantes geralmente são muito baixos para os substratos de coberturas, principalmente nos estágios iniciais. De qualquer forma, é recomendável manter o limite superior (geralmente para solos arenosos) ou até exceder este limite, fertilizando em tempo hábil.

Manutenção de Gramados

Um corte regular e limpo reduzirá os altos níveis de perda de água por evaporação e proporcionará uma boa aparência duradoura.