Coberturas de Biodiversidade

Coberturas de Biodiversidade – Fornecendo Habitats para a Fauna e Flora

Em áreas onde a natureza foi destruída por uma construção, tornando o solo impermeável, as coberturas ecológicas podem compensar parcialmente as áreas verdes perdidas e fornecer habitats substitutos para a fauna e a flora. Acima de tudo, telhados verdes extensivos de baixa manutenção são um importante refúgio para a fauna e flora. Abelhas selvagens, borboletas e besouros terrestres chegam a encontrar comida e abrigo nestas áreas.

No entanto, o desenvolvimento da biodiversidade depende em grande parte da estrutura dos habitats que são fornecidos para a fauna e a flora em uma cobertura. Telhados verdes compostos puramente por suculentas por exemplo, que apresentam camadas muito superficiais de substrato, não são adequados para explorar este potencial.

Porém, a função biótopo em áreas com telhados verdes pode ser especificamente alcançada com muito pouco trabalho, utilizando vários recursos de projetos e aplicando princípios básicos de biodiversidade, durante os estágios de planejamento e implementação.

Guia de Planejamento

Telhado Verde 4.0

Visão geral de nossas mais recentes inovações na construção de sistemas que neutralizam os efeitos da urbanização e das mudanças climáticas.

Leia mais

Como Alcançar a Função Biótopo em Áreas com Telhado Verde:

Modulação da Superfície do Substrato: A variação da profundidade do substrato cria habitats diferentes, que irão ampliar a variedade de espécies disponíveis nas áreas de plantio.

Bolsas de Areia e Leitos com Cascalho Grosso: As áreas livres de vegetação são uma importante oportunidade de enriquecimento do biótopo. São usadas por insetos (e outros habitantes) como refúgio, terreno fértil e armadilha solar.

Seleção de Plantas: Se áreas com um substrato mais profundo estiverem disponíveis (por exemplo, criando pequenos montes), as plantas forrageiras podem ser usadas para insetos e aves, ou mesmo para uma variedade maior de plantas indígenas.

Auxiliares de Nidificação: O uso de auxiliares de nidificação promove especificamente a colonização de insetos.

Auxiliares de nidificação: O uso de auxiliares de nidificação promove especificamente a colonização de insetos.

Utilização de Madeira Morta: Galhos mortos e troncos de arvores são um elemento estrutural particularmente valioso. A madeira morta é usada como habitat por abelhas selvagens, besouros e formigas por exemplo.

Configuração do sistema

  1. Nível de Vegetação e Biodiversidade
  2. Substrato Técnico
  3. Filtro SF
  4. Floradrain® FD 25-E
  5. Manta de Proteção SSM 45
  6. Impermeabilização com membrana resistente à raiz
  7. Estrutura de Suporte