Coberturas Transitáveis

Coberturas Transitáveis e  Garagens Subterrâneas – Sistemas com Perfis de Montagem para o Suporte de Elevadas Cargas

 

Coberturas transitáveis requerem tanto uma construção estável quanto uma capacidade de absorção de carga adequada. Além do peso próprio e das cargas impostas neste tipo de cobertura, forças horizontais e movimentos de torção podem ocorrer por meio de aceleração, direção ou freadas.

Guia de Planejamento

PASSEIOS E COBERTURAS TRANSITÁVEIS

Visão geral sobre a tecnologia envolvida para passeios, calçadas e decks nas coberturas.

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Composição do sistema

1.Pavimento de concreto ou Pedras Naturais

Base

Camada filtrante TG

Elastodrain® EL 202

TGF 20

2.Pavimento de concreto ou Pedras Naturais

Base

Camada de Base de Cascalho

Camada Filtrante PV

Protectodrain® PD 250

TGF 20

3.Pavimento de concreto ou Pedras Naturais

Base

Camada de Base de Cascalho

Camada Filtrante PV

Elastodrain® EL 202

TGF 20

4.Pavimento

– Carros: Altura > 100 mm

– Caminhões: Altura > 120-140 mm

Base (profundidade 30-50 mm)

Camada de Base de Cascalho

– Carros: Altura > 150 mm

– Caminhões: Altura > 200-250 mm

Filtro PV

Espaçador de Retenção RSX 65

Filtro PV

Se necessário: folha de deslizamento TGF 20

Cargas

Pelo fato de as cargas das rodas levarem enormes cargas concentradas, devido à sua área de superfície relativamente pequena, uma distribuição e absorção de carga suficiente deve estar disponível. Isto pode ser alcançado através do uso de placas de distribuição de carga ou através de substratos suficientemente espessos.

Arredores

Dirigir, frear e acelerar em coberturas transitáveis pode levar à criação de enormes forças horizontais. Para proteger a impermeabilização da ação destas forças, podem ser necessárias medidas como a colocação de rolamentos deslizantes. As forças são então contidas por um ambiente estável.

Espessura das pedras

A espessura das pedras deve ser escolhida de acordo com as cargas exercidas. Cargas menores (por exemplo, apenas circulação de carros) não exigem que a pavimentação seja tão forte como se fosse usada com cargas mais altas. Quando o tráfego de carros e caminhões ocorre, as cargas estruturais rolantes podem levar a distorções. Selecionar uma espessura de pedra maior resultará em uma superfície de rolamento maior entre as pedras, impactando positivamente na neutralização das distorções.