Passeios

PASSEIOS NAS COBERTURAS

Como criar passeios, caminhos e pátios em coberturas

Ao planejar passeios em coberturas, o peso do perfil deverá ser considerado desde o começo. Durante a instalação das diferentes camadas, a impermeabilização deverá ser protegida contra possíveis danos. É possível também instalar a manta de proteção, ou a camada drenante, que servirão como uma camada de proteção (como o Elastodrain® EL 202, ou o Protectodrain® PD 250).

A drenagem em áreas duras normalmente ocorre na superfície. Desta forma, uma inclinação suficiente na direção dos drenos deve ser considerada. Acima dos drenos, as grades removíveis da cobertura garantem que a água desça e, mantem também os drenos acessíveis para manutenção.

Guia de Planejamento

PASSEIOS E COBERTURAS TRANSITÁVEIS

Visão geral sobre a tecnologia envolvida para passeios, calçadas e decks nas coberturas.

Leia mais

Drenagem

Ao contrário de coberturas verdes, onde a água é retida, e sua drenagem consequentemente retardada, os passeios necessitam que maior parte da água seja drenada rapidamente para fora das superfícies. Portanto os pontos de drenagem devem permitir dois leveis de drenagem: no nível da superfície e no nível mais baixo de drenagem. A linha de produtos ZinCo fornece todos os sistemas e acessórios necessários para atender esta demanda.

Inclinação

A inclinação da camada superficial depende principalmente do tipo de material da superfície. Existem camadas que não necessitam de inclinação, pois a água pode drenar através das juntas e a água parada não é esperada, enquanto as superfícies de concreto, ou pavimentadas, exigem uma inclinação mínima. Estabelecer uma inclinação não é um problema, se a impermeabilização e a superfície tiverem a mesma inclinação. Se existe uma inclinação diferente da inclinação da impermeabilização a ser integrada na superfície, torna-se necessário uma camada de cascalho como base, por exemplo. Ao projetar uma queda, as alturas da conexão precisam ser levadas em consideração.

Passarelas e terraços sobre pedestais

Algumas coberturas não tem a capacidade para suportar as cargas da camada de base, material de fundação e camada de superfície. Para este caso, o ZinCo Elefeet® é capaz de suportar as cargas e, como resultado de seu peso mínimo, somente o peso da superfície deve ser levado em consideração. A água da superfície pode ser drenada rápida e facilmente através das juntas abertas e na cavidade inferior; além disso, esse subespaço aberto fornece boa aeração. Se Elefeet® de perfis maiores forem usados, canos de água, cabos, ou mangueiras de água podem ser acomodadas e usadas para irrigar áreas verdes intensivas adjacentes, por exemplo.

Bordas

Platibandas e bordas estáveis são tão importantes quanto uma camada drenante de alta durabilidade. Os perfis ZinCo de aço inoxidável e as guias de concreto apresentam detalhes visualmente agradáveis. A colocação destes elementos diretamente no topo da camada drenante não prejudica a drenagem da água.

Combinação de passeios e telhados verdes

Se a combinação de passeios e coberturas ecológicas é requerida, não somente drenagem e resistência à compressão são importantes, mas também a capacidade de retenção de água.

Floradrain® FD 40-E como peça principal do sistema cumpre todos os requisitos da cobertura, garantindo uma funcionalidade de alta durabilidade. E também dependendo de sua instalação, permite a retenção de água (orifícios de difusão voltados para cima) ou a drenagem de água (orifícios de difusão voltados para baixo).

Superfícies esportivas

Também é possível a instalação de superfícies esportivas especiais em cima dos elementos de drenagem ZinCo. A camada de base e a camada drenante situadas abaixo são capazes de drenar as superfícies plásticas porosas. O Departamento Técnico da ZinCo está apto à fornecer soluções específicas ao projeto.

Perfil do sistema

  1. Lajes de concreto > 40 mm ou Pedra natural > 50 mm
  2. Camada de Base
  3. Floradrain® FD-40 E
  4. Camada de Proteção SSM 45
  5. Construção do Telhado com adequada impermeabilização