Rega Capilar com Aquatec®

Jardim na Cobertura com Aquatec® – Para Coberturas com Capacidade Limitada de Carga

Até agora, soluções leves eram somente possíveis no campo de telhados verdes extensivos. No entanto, com o sistema “Jardim na Cobertura com Aquatec® AT 45” o equilíbrio entre “leve” e “intensivo” pode ser facilmente alcançado.

O sistema “Rega capilar” da ZinCo abre novos horizontes na criação de coberturas ajardinadas, com a utilização de rega por capilaridade. Por exemplo, ao utilizar este sistema, uma cobertura relvada pode ser executada com apenas 10 cm de substrato. Permitindo designs prestigiosos e visualmente atraentes, com gramados, planta perenes e pequenos arbustos, mesmo em telhados com baixa capacidade de carga. O sistema pode ser instalado em coberturas planas, invertidas, e com inclinações de até 5°.

 O consumo de água é reduzido significativamente, comparando com sistemas de aspersão, pois deixa de existir perda por evaporação superficial, sendo a água distribuída diretamente na zona radicular. Comparando com a rega gota a gota enterrada, haverá uma grande economia em tubos, já que a água é distribuída facilmente pelo elemento Aquatec®.

Praticamente todo o sistema de rega fica oculto, o que contribui significativamente para a aparência final da cobertura ajardinada.

Conceito sofisticado de irrigação

O sistema é composto por um elemento de retenção de água chamado Aquatec® AT 45, tubos de rega gota a gota encaixados nos elementos Aquatec®, e a manta DV 40, que se caracteriza por ter “pavios” (condutores de água) distribuídos de forma regular.

O sistema baseia-se na otimização da distribuição e retenção de água através do Aquatec®. A água é distribuída nas várias células do Aquatec®, e é conduzida através dos pavios presentes na manta DV 40, até o substrato e as plantas. Desta forma, a capacidade de armazenamento de água dos elementos Aquatec® garante uma retenção e fornecimento maximizados, mesmo durantes períodos quentes e secos.

Menor altura do substrato

Devido ao tipo sofisticado de irrigação, as profundidades do substrato podem ser reduzidas em até 50%, quando comparado com outros sistemas intensivos, o que resulta em um menor peso do sistema final. Além disso, os elementos Aquatec® não exigem preenchimento, como alguns outros sistemas, o que também contribui para uma redução de materiais necessários, custos de instalação e peso.

Guia de Planejamento

Soluções de sistema para telhados verdes intensivos

Visão geral dos diversos sistemas intensivos abrangentes de cobertura verde e a tecnologia envolvida.

ZinCo_Intensive_Green_Roofs .pdf

Design do sistema

  1. Gramados, Plantas Perenes e Arbustos (Sobre Pequenos Montes de Substrato)
  2. Substrato Técnico (“Tapete Sedum”)100 – 150 mm + 15 l/m2 Zincohum®
  3. Gotejamento 100-L1
  4. Tapete de Absorção DV 40
  5. Aquatec® AT 45
  6. Filtro PV
  7. Camada Anti-Raiz WSB 100-PO (se a impermeabilização não for anti-raiz)
  8. Estrutura de Suporte