Sistemas

Sistemas ZinCo

Detalhe Construtivo ZinCo para Coberturas Ecológicas Extensivas e Intensivas

O desafio

Ao dimensionar e montar uma cobertura ecológica, é importante fornecer às plantas um ambiente de desenvolvimento tão próximo quanto possível das condições naturais, protegendo o edifício. Um fator importante é compensar a ausência de solo natural.

A resposta é a tecnologia ZinCo

Os sistemas ZinCo foram desenvolvidos para reterem o volume de água necessário às espécies vegetais, ao mesmo tempo que drenam o excesso. A quantidade de água necessária é determinada pelo tipo de planta e pelas condições locais de clima e das características próprias da cobertura. Além da criação do correto sistema de cobertura ecológica para manter as plantas, é muito importante proteger a impermeabilização do piso contra os danos mecânicos e o ataque das raízes. Os sistemas ZinCo oferecem várias soluções para isso. O modelo de cobertura ecológica ZinCo foi concebido para funcionar naturalmente. As plantas recebem um ambiente estável, sem interferir negativamente na impermeabilização.

Tipos básicos de coberturas ecológicas

O modelo extensivo de coberturas oferece uma alternativa ecológica às pavimentações convencionais, tais como lajes, basalto ouconcreto. Coberturas extensivas são leves e têm uma reduzida altura de construção no perfil. As plantas adequadas para este tipo incluem espécies do gênero Sedum, ervas do campo e alguns tipos de gramíneas. Após o estabelecimento da vegetação, a manutenção limita-se a uma ou duas inspeções por ano.

As coberturas ecológicas intensivas também são conhecidas como Terraço Jardim. Geralmente, são multifuncionais e acessíveis. Resultam em estruturas mais pesadas, de perfil mais espesso. A manutenção é regular e depende do projeto de paisagismo. É possível usar vários tipos de vegetação, desde gramados até maciços de plantas perenes, com arbustos e árvores. Inclui também outras opções de projeto como lagos, pérgolas e pátios. Para todos os tipos de uso, a ZinCo fornece sistemas funcionais de longa duração.

Sistemas adicionais

A ZinCo é líder no desenvolvimento de sistemas de segurança, testados e comprovados, em coberturas ecológicas. Nossos sistemas são instalados sem perfuração na superfície do telhado, protegendo a impermeabilização da edificação. O mesmo se aplica para nossos sistemas de painéis solares combinados com telhados verdes.

Soluções mais elaboradas tem o foco de conter as águas das chuvas e combater os efeitos das Ilhas de Calor.

SISTEMAS EXTENSIVOS DE TELHADO VERDE

Sistema Extensivo com Suculentas

O “Tapete Sedum” é a configuração padrão para as coberturas ecológicas extensivas. Leve e de pouca espessura, resulta num atraente aspecto natural, com a vantagem de exigir baixa manutenção.

Sistema Extensivo “Sedum Floral”

A configuração do sistema “Sedum floral” produz uma cobertura ecológica extensiva com design sofisticado e personalidade única. A vegetação é composta por várias espécies que oferecem um longo período de floração, permitindo variações no visual durante o ano.

Cobertura Inclinada até 25 °

O principal elemento para a instalação do sistema para coberturas com inclinação de até 25° é o Floraset® FS 75. Devido ao seu design perfilado, o Floraset® FS75 é o elemento de drenagem perfeito para evitar a erosão e transferir as forças para a estrutura da cobertura.

Cobertura Inclinada até 35 °

Nosso sistema de alta tecnologia com os elementos Georaster® permitem a instalação de telhados inclinados em até 35°.

Coberturas Extensivas com Irrigação

O sistema ZinCo para coberturas ecológicas é particularmente adequado para regiões com longos períodos de seca. O sucesso do sistema a longo prazo será garantido pela utilização de irrigação subterrânea.

Sistema de Climatização Urbana

Graças ao nível alto de evaporação, o sistema ZinCo de climatização urbana ajuda a esfriar as cidades durante períodos quentes e secos.

Coberturas Ecológicas de Biodiversidade

Saiba mais sobre como promover a função biótopo em áreas com coberturas ecológicas, fornecendo um habitat para flora e fauna.

SISTEMAS INTENSIVOS DE TELHADO VERDE

Sistema “Plantas Aromáticas”

“Plantas aromáticas” é a configuração ideal para canteiros com grande variedade de espécies perenes de floração e ervas aromáticas.

 

Rega Capilar com Aquatec®

O sistema Rega Capilar com Aquatec® AT 45 permite designs de prestígio e visualmente atraentes, com gramados, plantas perenes e arbustos em coberturas com capacidade limitada de carga.

Jardim Suspenso

O Jardim Suspenso é um sistema ecológico multifuncional com elevada capacidade de armazenamento de água.  Esta configuração permite uma grande variedade de opções de arquitetura paisagística, incluindo elementos compostos por água.
Também é possível a integração de áreas construídas como, por exemplo, caminhos, parques infantis ou áreas de lazer.

Sistema “Horta Urbana”

Aproveite a possibilidade de cultivar vegetais e frutas frescas em sua cobertura! A ZinCo fornece uma configuração de sistema com tecnologia de drenagem comprovada para o cultivo de alimentos na cobertura.

Parques na Cobertura com Protectodrain®

O Protectodrain® transforma garagens subterrâneas em parques. Foi desenvolvido para suportar elevadas cargas, se tornando uma perfeita base para tanto passeios quanto trânsito de veículos em coberturas.

Natureline

Com elementos baseados em matérias-primas renováveis, este sistema ZinCo de cobertura ecológica estabelece novos padrões em termos de ecologia.

OUTROS SISTEMAS DE COBERTURAS ECOLÓGICAS

Passeios na Cobertura

Coberturas Ecológicas podem ser combinadas com áreas pavimentadas para recreação ou superfícies de lazer. A ZinCo fornece sistemas de alta tecnologia e assessórios para todos os tipos de uso.

Trânsito de Veículos

O sistema ZinCo para o trânsito de veículos atende todos os requisitos e garante uma funcionalidade de longo prazo para uso em calçadas, acesso a brigada de incêndio ou áreas de estacionamento em coberturas.

Sistema de Manejo de Águas Pluviais

A ZinCo fornece sistemas projetados para o manejo de águas pluviais, desenvolvidos para reter boa parte do volume de água, retardando e minimizando as vazões de pico.

Telhados Verdes com Energia Solar

A combinação de uma cobertura vegetada com a instalação de placas fotovoltaicas resulta em importantes efeitos de sinergia.

Segurança Contra Quedas

A ZinCo fornece várias soluções para sistemas de segurança contra quedas, que não necessitam de qualquer perfuração na superfície da cobertura.

CONFIGURAÇÃO PADRÃO DO SISTEMA

  1. Proteção Anti-raiz
    1. Membrana que protege a impermeabilização da cobertura contra o ataque de raízes de plantas invasoras.
  2. Manta de Proteção
    1. Barreira que protege a camada anti-raiz contra danos mecânicos e também armazena água e nutrientes.
  3. Elemento de Drenagem
    1. Mantém a água da chuva em compartimentos, enquanto o excesso de água é drenado de maneira segura. A ventilação necessária para a área da raiz também é garantida.
  4. Filtro
    1. Impede que as partículas finas sejam lavadas para fora do substrato, assegurando assim a eficiência da camada de drenagem.
  5. Substrato Técnico
    1. Consiste no sistema ZinCo de substrato; um meio de cultura perfeito. Adapta-se às necessidades da vegetação do telhado verde através de um ambiente de crescimento estável.
  6. Vegetação
    1. Camada de vegetação com plantas robustas e exigentes como espécies de sedum, arbustos e até mesmo árvores.

OS BENEFÍCIOS ECOLÓGICOS DE UM TELHADO VERDE

  1. Retenção de Água
    1. As coberturas verdes podem reter 50-90% da água de chuva, dependendo do projeto.

2. Melhoria do Microclima

    1. As coberturas verdes ajudam a umedecer o ar e a baixar a temperatura. Isso se aplica especialmente para o entorno imediato e os bairros, mas também ajuda a melhorar o microclima das nossas cidades. O desenvolvimento em larga escala pode diminuir significativamente o efeito de Ilhas de Calor.

3. Limpeza de Poeira e Outros Contaminantes

    1. Devido à grande superfície verde, tetos jardim funcionam como um filtro verde, retendo através do fluxo de ar 10- 20% de pó nele contidos. Tetos verdes também retem e assimilam nitratos e outras substâncias contidas no ar e na chuva ácida.

4. Melhor Isolamento Acústico

    1. Coberturas verdes permitem uma redução da reflexão acústica de até 3 dB e um melhor isolamento do som de um telhado em até 8 dB. Estas vantagens são, por exemplo, particularmente interessantes para edifícios localizados nas extremidades de pista de aeroporto ou com fontes de ruído muito significativas (discotecas, etc.).

5. Mais Espaço para Vida

    1. Coberturas com vegetação podem ajudar a compensar a perda de grande parte das superfícies vegetadas que foram removidas pela construção. Restabelecer áreas verdes, particularmente ricas em espécies nativas, pode oferecer muitas possibilidades para o devolvimento do equilíbrio perdido.

6. Uso de Materiais Reciclados de Alta Qualidade

    1. Borracha, polietileno, e espuma EPS são utilizados para a produção dos elementos drenantes. O substrato para tetos verdes ZinCo são feitos, entre outros, de material baseado em argila. O critério mais importante é a qualidade do produto, testado por institutos credenciados e por centros de pesquisa.

OS BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DE UM TELHADO VERDE

  1. Retenção de Água
    1. As coberturas verdes podem reter 50-90% da água de chuva dependendo do projeto. Portanto o volume de água que vai para calhas, fossas e caixas de passagem é menor consequentemente reduzindo o custo de saneamento sobretudo em relação à manutenção do sistema e da rede esgoto.
  1. Prolongam a vida da Impermeabilização
    1. Uma cobertura ecológica protege o sistema de impermeabilização dos edifícios (membrana ou outros) contra temperaturas extremas, exposição a raios UV e à danos mecânicos. Desta forma, prolonga-se a durabilidade dos sistemas de impermeabilização, o que resulta na redução dos custos de manutenção das edificações.
  1. Redução nos Custos com Energia
    1. O efeito de resfriamento da temperatura nos edifícios aumenta o desempenho dos sistemas de ar condicionado, reduzindo as emissões de carbono, melhorando o desempenho energético dos edifícios.
  1. Benefícios em Taxas
    1. Em muitas cidades a cobertura ecológica já pode ser revertida em benefícios econômicos definidos nas leis de zoneamento.

2.Proporcionam Espaço Adicional

    1. As coberturas ecológicas criam espaços adicionais que permitem inúmeras utilizações. Sua edificação pode ter um jardim relaxante, um parque de recreio ou um campo de golfe, sem precisar adquirir novos e dispendiosos terrenos.