Telhados Verdes com Energia Solar

Coberturas Ecológicas Combinadas com Energia Solar: Pura Sinergia !

Coberturas sem inclinação são um dos ambientes mais indicados para a instalação de sistemas com energia solar, dado que os módulos fotovoltaicos podem ser ajustados para o ângulo de melhor eficiência.

É uma crença equivocada acreditar que é preciso decidir entre um telhado verde ou um sistema de energia solar. Muito pelo contrário, com o sistema correto, são alcançados efeitos significativos de sinergia ao combinar estas duas opções.

Com o sistema ZinCo para Energia Solar, a camada de substrato fornece o peso necessário sobre a base para a segurança contra os efeitos do vento.

A ZinCo aumenta as vantagens da tecnologia das coberturas ecológicas com o desenvolvimento de bases de apoio para painéis solares. Assim, não são necessários reforços auxiliares como perfurações do telhado e/ou pesados blocos de concreto. O telhado vegetado também propicia a redução da temperatura ambiente, se comparado às superfícies nuas ou apenas cobertas com brita. Um telhado vegetado pode ser instalado de forma combinada com um sistema fotovoltaico bem como um sistema de aquecimento solar.

Brochuras

Energia solar e telhados verdes

Visão geral de como a tecnologia de energia solar é combinada com telhados verdes.

Leia mais

A eficácia dos painéis fotovoltaicos é melhorada com uma cobertura ajardinada. 

A performance dos painéis fotovoltaicos depende da temperatura dos módulos e também da temperatura ambiente onde foram instalados. Desta forma, a regra geral é: “quanto mais quente o módulo, pior é sua eficiência”. A sua eficácia desce 0,5% por cada grau que a temperatura da superfície sobe, acima dos 25°C.

De fato, os módulos tendem a esquentar consideravelmente somente pela radiação solar. Mas o efeito é ainda mais prejudicado pelas superfícies quentes presentes nas coberturas convencionais, com membranas impermeabilizantes por exemplo.

O efeito de resfriamento causado por uma cobertura ecológica melhora significativamente a eficácia dos painéis fotovoltaicos.

* Caso necessário, podemos fornecer dados comprovando as informações apresentadas.

Construção do sistema

Painel Solar

Solar Base Frame SGR

Vegetação “Baixa” (evitando o sombreamento das placas)

Substrato Técnico

Base Solar ZinCo SB 200

Fixodrain® XD20

Camada anti-raizes WSF 40 e Filter Sheet PV, se a impermeabilização não for anti-raiz.