UM EXEMPLO DE LIVRO DIDÁTICO DE UM “TELHADO DE GERENCIAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS”

O empreendimento residencial Noltemeyer Hoefe, em Braunschweig, é caracterizado por um “telhado de gerenciamento de águas pluviais” de 5.780 m² como telhado verde intensivo e 2.500 m² de telhado verde extenso com elementos fotovoltaicos. © Schmeing Bau GmbH

Empreendimento residencial Noltemeyer Hoefe em Braunschweig

Em questões de ecologia e sustentabilidade, designers e arquitetos provavelmente prestarão atenção crescente aos telhados. O enorme potencial aqui é ilustrado pelo empreendimento residencial Noltemeyer Hoefe, em Braunschweig, com seus 5.780 m² de áreas verdes, terraços, caminhos e calçadas, onde os carros ficam estacionados na garagem subterrânea. A principal característica é que o sistema “Telhado de Gerenciamento de Águas Pluviais” acumulado no sistema pode armazenar grandes volumes de água da chuva e liberá-los novamente em horários predefinidos. Um excelente exemplo de desenvolvimento urbano para o futuro.

Noltemeyer Hoefe, na Hildesheimer Strasse, dentro da circular oeste de Braunschweig, é um empreendimento residencial composto por seis blocos de apartamentos com 242 apartamentos, cobrindo uma área total de aprox. 16.000 m². Cada uma dessas unidades residenciais de luxo possui uma varanda, alpendre, pátio ou um jardim na cobertura e, portanto, uma conexão estreita entre o mundo interno e externo. 232 vagas de estacionamento subterrâneas estão ocultas sob um terreno paisagístico composto por gramados, árvores, arbustos, sebes e cobertura do solo, além de caminhos e calçadas, e 22 vagas de estacionamento no subsolo. No entanto, além da óptica, um recurso muito diferente fornece o principal benefício aqui em termos de ecologia e sustentabilidade.

Tudo é possível em termos de projeto paisagístico: uma grande variedade de áreas verdes, caminhos e calçadas estão planejadas para o ““ Telhado Verde de Gerenciamento de Águas Pluviais ”sobre a garagem subterrânea. © Schmeing Bau GmbH.

Proteção contra inundações incluída

O truque está na construção do sistema ZinCo, usada em todo o deck da garagem subterrânea de 0 °: este é um “telhado de gerenciamento de águas pluviais” que pode armazenar grandes volumes de água durante eventos de chuva pesada e pode liberar a água no sistema de esgoto em um atraso de tempo. Os espaçadores especiais de retenção RSX 80, juntamente com os elementos limitadores de escoamento com precisão ajustável, compõem esta tecnologia perfeita.

Utilizando como base uma membrana impermeável para telhado resistente a raízes, aplicada no método de betume quente, a folha deslizante estável TGF 20 e o filtro PV do sistema foram instalados como uma camada protetora. A próxima camada consiste nos espaçadores de retenção RSX 80, 0,60 m × 0,60 m de largura e 80 mm de profundidade. Esses espaçadores, que podem suportar cargas de até 50 t / m² e, portanto, também são adequados para superfícies de calçadas, foram fixados entre si com conectores para criar uma superfície contínua. A profundidade especial específica do projeto de 80 mm permite um volume máximo de armazenamento de aprox. 76 l / m² Em relação à área total de 5.780 m², isso corresponde a um volume calculado de armazenamento nos espaçadores de retenção de incríveis 439.280 litros de água, que é liberado no sistema de esgoto por um período predefinido (de aproximadamente 24 horas).

As áreas plantadas e de superfície em Noltemeyer Hoefe ocultam impressionantes 5.780 m² de área de gerenciamento de águas pluviais.

Tudo é possível no topo: Superfícies e áreas verdes

Após os espaçadores de retenção, o PV do filtro do sistema é instalado e uma média de 20 a 30 cm de Zincolit Plus como base de substrato para os 2.320 m² de vegetação planejados e 30 cm do substrato do sistema “Roof garden”. Dada a subestrutura estável que protege a membrana à prova d’água, não havia problema em conduzir as escavadeiras pela área do telhado para aplicar o substrato.

O sistema PV do filtro foi seguido por 20 a 30 cm de mistura de areia e pedra como uma camada de proteção contra congelamento para os 790 m² de percurso necessários, 20 cm de camada base de cascalho e finalmente 5 cm de areia. Um pavimento retangular de 8 cm de espessura é instalado em um padrão de espinha de peixe nesta roupa de cama.

Essas dimensões e o tipo de instalação também foram escolhidos para os 1.940 m² de superfície da garagem. O padrão especial de espinha de peixe evita que a pavimentação se desloque, o que de outra forma ocorreria com carros, lixo e veículos de emergência. Abaixo, há uma camada de base de cascalho de 40 a 60 cm, um pouco mais profunda, e um leito de areia de 5 cm. Pavimentação de grama foi colocada na área para os veículos de bombeiros. Superfícies ativas por infiltração como essas garantem uma drenagem rápida da superfície em caso de fortes chuvas.

O uso de árvores e arbustos solitários no meio de extensas áreas de gramado dá à área residencial uma sensação expansiva. Entre os diferentes tipos de vegetação – 20 tipos, todos em bancos e equipamentos de playground, são um convite a jovens e idosos que venham passar algum tempo lá.

As árvores recém plantadas têm uma aparência agradável e esbelta no centro do gramado, que já é muito verde em seu primeiro período de vegetação.

Desenvolvimento urbano do futuro

O empreendimento residencial, Noltemeyer Hoefe, é um exemplo impressionante de como os “Telhados de Gerenciamento de Águas Pluviais” são um meio comprovado de reduzir o risco de inundação atualmente. Retenção de água da chuva, espaços verdes de lazer, áreas de compensação ecológica, melhoria do microclima, ligação de poeira e poluentes, proteção da substância do edifício – o número de elementos de sustentabilidade possíveis nos telhados é infinito. Todos esses elementos devem e devem ser explorados para serem construídos ecologicamente no futuro.

Autor: Roland Appl, ZinCo GmbH

O padrão especial de espinha de peixe impede que a pavimentação se mova quando carros ou veículos de lixo estão dirigindo nele.

Lista de plantas

Árvores / arbustos:

Acer campestre (Campo Maple)
Acer campestre “Elsrijk” (Campo Maple)
Acer platanoides (Bordo pontudo)
Acer pseudoplatanus (Sycamore)
Carpinus betulus (Hornbeam)
Acer monspessulanum (Maple francês)
Malus “Everest” (Crabapple)
Pyrus calleryana “Chanticleer” ( Pêra selvagem chinesa)
Prunus serrulata “Shirofugen” (flor de cerejeira japonesa)
Sorbus aucuparia (Rowan)
Amelanchier lamarckii (Juneberry)
Magnólia stellata (Magnólia)
Spiraea arguta (Garland Spiraea)
Syringa vulgaris “Marie Legraye” (lilás comum)
Vibumun farreri )
Corylus pauciflora (avelã de inverno)
Carpinus betulus (Hornbeam)
Fages sylvativa (Faia européia)
Taxus bacata (Yew)
Ligustum vulgare (Privet)

Cobertura do solo:       

Cornus stolonifera kelsey (Dogwood)
Lonicera nitida Maigruen (madressilva)
Sedum espécies

Gramado:                   

Gramado utilitário

Caminhos percorrem as áreas verdes recém-instaladas com seus arbustos e árvores.

Quadro do site

Projeto de construção: Urbanização Noltemeyer Hoefe, 38114 Braunschweig

Cliente: Caja 16 Projekt GmbH, 46395 Bocholt

Empreiteiro: Schmeing Bau GmbH, 46395 Bocholt

Arquiteto: phase 5 GmbH, 40233 Duesseldorf

Arquiteto paisagista:

IBF Felling beratende Ingenieure Partnerschaft mbB, 48249 Duelmen

Arquitetos paisagistas paisagistas, Dipl. Ing. Klaus Deppe, 48653 Coesfeld

Ano de construção: junho de 2018 a abril de 2019

Deck de garagem subterrânea: aprox. 5.780 m²

Acúmulo de telhado verde: acúmulo do sistema ZinCo “teto de gerenciamento de águas pluviais” com espaçadores de retenção RSX 80

Instalação de membrana impermeável para telhado: Holl Flachdachbau GmbH & Co. KG, 38229 Salzgitter

Instalação de telhado verde: Strassen- und Tiefbau Urban GmbH, 38533 Rethen

Fornecedor do sistema: ZinCo GmbH, 72622 Nuertingen

Os moradores de Noltemeyer Hoefe contribuem para a ótica agradável à sua maneira, com seus projetos de pátio.

A membrana à prova d’água foi ajustada seção por seção, seguida pelas camadas individuais do telhado verde de gerenciamento do ZinCo Storm.

Os espaçadores de retenção individuais RSX 80 são fixados em conjunto com conectores para criar uma superfície contínua.

A camada de gerenciamento de águas pluviais RSX 80 totalmente instalada pode armazenar até 76 l / m² de água da chuva em suas cavidades.

Graças à estável instalação do sistema ZinCo com o RSX 80, o uso de escavadeiras para aplicar o substrato não é um problema. © Strassen- und Tiefbau Urban GmbH.

Ao lado das áreas e superfícies verdes acabadas, os trabalhos do lado direito do pátio ainda estão em pleno andamento. © Strassen- und Tiefbau Urban GmbH.